segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Conclusões

Amandha Melo - N° 02

Neste blog/trabalho nós falamos sobre os moluscos e suas principais classificações. Os moluscos tem diversas características dependendo de seus tipos e podem viver em vários habitates diferentes, porém a maioria deles vivem no mar. 

Os moluscos são formados por três principais partes: cabeça, massa visceral e pé. A massa visceral é formada por órgãos diversos, a cabeça é bem desenvolvida e dotada e o pé se resume em uma característica de estrutura musculosa. 

Eles tem sistema digestório completo, com anus e boca. 

Os moluscos podem ser classificados por cinco tipos diferentes de classes, Polyplacophora ou Poliplacofos, que são os quitons e seu corpo tem placas calcarias. Os Scaphopoda ou escafópodes, que são os dentálios e tem o corpo dotado de concha tubular. Os Gastropodas ou Gastrópodes que são os caramujos, caracóis e lesmas. Os Bivalvias ou Bivalves que são as outras e mariscos, e por último os Cephalopoda ou cefalópodes que são os polvos, lulas, sépias, náutilos e etc. 

Cada moluscos com suas devidas características. 


Ana Carolina - N° 03

Neste trabalho foi falado sobre os moluscos, suas principais características e definições, em quais classes são divididos, e exemplos de animais.

Os moluscos vivem em variados tipos de hábitat, mas são encontrados principalmente em locais aquáticos, mas também em terrestres, porém úmidos.

Sua estrutura corpórea é dividida em cabeça, pé e massa visceral. Na grande maioria, é coberta por um manto carnoso, os pés são estruturas musculosas que o apropriam para funções úteis.

Sua fecundação pode ser externa ou interna, tendo ou não a presença de larvas em seu organismo até liberar como um novo molusco.

São divididos em classes como, Poliplacóforos, Escafópodes, Gastrópodes, Bivalves ou Cefalópodes. Todos explicados no conteúdo postado.


Gustavo Rodrigues - N° 18

Pode-se concluir que as classificações de moluscos são variadas. Cada uma possui características distintas. Os moluscos são tanto marinhos, quanto terrestres. E alguns deles possuem um modo de proteção que funciona jorrando um jato de tinta preta, formando uma cortina de fumaça, e assim, as lulas e os polvos podem fugir de seus oponentes. Eles possuem um sistema digestório completo e alguns possuem conchas, que podem ser usados como proteção.

João Andrade - N° 20

Pode-se concluir que o molusco tem classificações variadas, pois possuem características diferentes entre elas. E uma característica bem interessante que os moluscos tem é que sua cabeça é bem desenvolvida, e dotada de órgãos sensoriais e eles tem sistema digestório completo, são encontrados moluscos tanto marinho como terrestre e alguns são conhecidos por terem concha, que alguns até usam como proteção, é o caso do Scaphopoda “dentálios”, porém outros como a lesma não possuem concha e a cephalopoda que são polvos, lulas e etc que tem seus pés transformados em tentáculos. 


Laura Araújo - N° 23

Conclui-se que os moluscos possuem diferentes tipos de hábitat, sendo aquáticos até terrestres. Neste trabalho os tipos de moluscos que mais se destacaram foram os marinhos. Na maioria desses animais, a fecundação pode ser interna ou externa.
O corpo deles é constituído por cabeça, pé e massa visceral. Por conta disso é possível destacar a classe dos Bivalves, na qual, as ostras pertencem e elas possuem uma estrutura diferenciada dessa, pois sua cabeça é bastante reduzida e não possuem rádula.
Certos tipos de moluscos tem grande importância econômica, por exemplo as pérolas vindas das ostras, e outros usados na gastronomia. Na medicina algumas espécies de moluscos de água doce servem como vetores de doenças infecciosas e parasitárias, funcionando como hospedeiros intermediários de organismos patogênicos para o homem e animais domésticos que se infectam por via hídrica. 

Raphaela Sena - N° 29

Este trabalho abordou o tema “Moluscos” e tratou das características gerais desses animais invertebrados aquáticos e terrestres que vivem entre nós. Pequenos e quase imperceptíveis dependendo de seu tipo, são animais que possuem sua importância gigante no meio ambiente, assim como todos os outros. Eles possuem suas inúmeras formas e tamanhos, alguns são bastante conhecidos e fáceis de se encontrar, outros por outro lado, vivem no fundo de mar. Eles são conhecidos pela sua estrutura mole, e pelos seus tipos exóticos.

Cada animal possui sua contribuição para a vida na Terra, fazem parte da cadeia alimentar marinha e o equilíbrio do meio ambiente. Todavia, não é o que eles recebem de troco doa seres humanos, pois com a contaminação dos mares com lixo tóxico, e água de lastro, os moluscos são os principais a serem prejudicados, principalmente os filtradores, utilizados até mesmo na nossa alimentação, causando uma contaminação geral. Portanto, cuidar dos mares é preservar a vida marinha, e até mesmo a do ser humano. A importância da preservação é enorme, os moluscos não podem ser alvos de extinção, assim como outros animais também não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário