terça-feira, 15 de agosto de 2017

Gastrópodes


Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas, constituem a maior e a mais diversificada classe dos moluscos. Esses animais podem ser marinhos, dulcícolas ou terrestres, possuem concha com uma única valva, daí ser também conhecidos como univalves. Nas lesmas, porém, não existem conchas.

O pé dos gastrópodes é bem desenvolvido e utilizado em sua locomoção: ele desliza sobre um muco viscoso produzido por uma estrutura denominada glândula pedal.
Caramujo, cornetinha ou burrié é um molusco gastrópode aquático. Tem a concha em espiral, com as voltas ou giros no mesmo plano, recebendo, por isso, a denominação de planorbídeo. Os caramujos ou planorbídeos vivem na água doce de córregos, riachos, valas, alagados, brejos, açudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza. Muitas espécies são marinhas.

Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes.
Existem caramujos nocivos e caramujos inofensivos ao homem. Entre os tipos nocivos, encontram-se Biomphalaria tenagophila, B. glabrata e B. straminea, que podem transmitir a esquistossomose.

É muito comum a confusão entre caramujo e caracol. Na verdade, são animais cuja aparência é muito próxima, mas que são bem diferentes. O caramujo é um animal aquático e respira por brânquias, enquanto o caracol é um animal terrestre e dotado de um pulmão. Portanto, se um caracol for lançado à água, ele morrerá afogado, pois sua anatomia não lhe permite nadar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário